Queratina: O que é, importância e tratamentos

Você sabe o que é, e para que serve a queratina nos cabelos?

queratinaA queratina é uma série de proteínas presentes principalmente no cabelo e pele, ela é indispensável para manter a saúde dos mesmos, sedosidade, entre outros fatores que tornam seu aspecto muito mais saudável.

Porém, devido a constante exposição as temperes do dia a dia, como sol, chuva, vento, umidade, poluição e entre outros, ocorre a perda desta substância, que como vimos é de suma importância.

Para que você tenha uma ideia da importância da queratina para seus cabelos, a ausência dela pode causar a oleosidade, quebra, ausência de brilho e até mesmo a queda dos fios.

No caso das mulheres principalmente, existe uma grande preocupação em manter os cabelos sempre lindos e com visual renovado, mas isso está mudando, os homens também tem se tornado muito vaidosos. Toda essa vaidade de hoje em dia, gerou o uso das tinturas e tonalizantes, como forma alternativa de mudar de visual rapidamente, renovar a cor gasta dos cabelos ou esconder os temidos fios brancos.

No entanto, o que muitas pessoas desconhecem, é que o uso excessivo destas tinturas, pode causar agressões aos cabelos e consequentemente perda da queratina, que como vimos também acarreta em outros problemas visíveis.

Leia também: 10 Soluções Caseiras para Cabelos Secos

Mas como repor a queratina perdida?

Uma forma de devolver aos fios a queratina perdida no dia a dia, é através de tratamentos capilares. No entanto, a maioria destes tratamentos exige o manuseio dos produtos por intermédio de um cabeleireiro profissional. Existe ainda uma solução alternativa, onde a queratina está presente em produtos de uso diário, como shampoo’s e condicionadores.

Então, qual a melhor solução?

A alternativa que a meu ver mais traz resultados, é a reposição desta substância por intermédio de produtos específicos. Todavia, deve se tomar todo o cuidado na escolha dos mesmos.

Dê preferência por shampoos e condicionadores a base de queratina, se possível use a mesma marca de ambos para que o PH de seu cabelo fique equilibrado.

Outra dica é realizar tratamentos específicos, até mesmo em salões estéticos para recuperar a queratina, principalmente se seu cabelo estiver muito danificado.

Abraços, e até breve!

queratina

About these ads

Marcado:, , , , , , , ,

8 pensamentos sobre “Queratina: O que é, importância e tratamentos

  1. TERESA SOFIA SIMÕES PESSOA 25 de novembro de 2013 às 13:09 Reply

    Boa tarde,
    Há uma coisa que não entendo muito bem: queria fazer o alisamento do cabelo com queratina, pois o meu cabelo é muito encaracolado, mas muito fino , com queda constante e também cresce muito pouco, apesar de muitos tratamentos, mas o meu cabeleireiro não me aconselha fazer esse tratamento exatamente pelo facto do meu cabelo ser muito fraco.
    O que é facto é que sempre li que a queratina fortalece e hidrata o cabelo e é apropriada para cabelos finos. Devo ou não fazer esse tratamento?
    Aguardo uma resposta breve, pois não sei o que fazer.
    Obridado

    • César Ribeiro 25 de novembro de 2013 às 17:38 Reply

      Boa tarde Tereza!

      Realmente, como foi dito no artigo, a Queratina tem um poder incrível para hidratar e reparar seu cabelo.

      Acredito que esta seria a melhor solução para o seu caso, porém nada nos impede de ir com cautela durante o tratamento. Você pode por exemplo fazer menos aplicações do produto, em períodos mais longos, ou ainda com baixa frequência durante a semana. Isto até começar a notar os primeiros resultados e se agradar disto.

      Espero que tenha ajudado!

      Sucesso sempre.

      De seu amigo,
      César Ribeiro

  2. Jéssika 23 de março de 2014 às 15:16 Reply

    É mesmo, além disso, a queratina, não deixa de ser mais uma química, o uso em excesso. também danifica os fios…..Certo César Ribeiro???? Obrigado..!

    • César Ribeiro 21 de junho de 2014 às 8:38 Reply

      Na verdade Jéssika a queratina é uma vitamina obtida de forma natural, mesmo assim o seu uso deve ser policiado a fim de evitar possíveis danos ao couro cabeludo e aos fios.

      Outra coisa que merece destaque é a solução a base de queratina apresentada pelos fabricantes, apesar da proteína ser natural, o processamento dela em shampoos e condicionadores pode diminuir sua eficácia e causar danos ao usuário. A dica é pesquisar sempre pela melhor solução do mercado e contar com a ajuda profissional para escolher o produto adequado.

      Abraços,
      César

  3. […] –>> Leia Também: O que é Queratina […]

  4. ana pereira 15 de agosto de 2014 às 14:55 Reply

    meu cabelo tem alisamento,,,estar com quebra,,,se quebra muito fácil,,tanto molhado ou seco,,,como deve usar a queratina,,,é qual queratina voçê me recomenda,,,aguardo,,,me responda,,,por favor,,,obrigada,,,,

    • César Ribeiro 16 de agosto de 2014 às 11:22 Reply

      Olá Ana!

      Obrigado por sua visita e comentário.

      Alisamentos e demais processos químicos podem danificar e muito os cabelos, mas a queratina pode ajudar. Você pode buscar por opções profissionais com ajuda de cabeleiros ou ainda optar por shampoos e condicionadores para tratamento que são mais facilmente encontrados. Minha dica é o Shampoo W/UP! Professional Cabelos Oleosos Queratina, feito em parceria com Wanderley Nunes, o cabeleiro das celebridades. E nesta loja http://bit.ly/shampoo-queratina está com 30% de desconto neste mês.

      Dê uma olhada e me diga o que acha.
      Abraços!

  5. […] objetos que forneçam proteção solar não só a pele, mas também aos olhos, bem como retarda a perda da queratina dos cabelos. É o caso de óculos escuros, guarda sol, bonés, chapéu, barracas e entre […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 3.010 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: